Planejamento Estratégico
* Tatiana Falcão de Souza Fernandes
Diante do cenário de mudanças que as empresas estão inseridas alguns instrumentos de norteamentos das ações estratégias são estabelecidos no ambiente empresarial, para o aumento da competitividade, lucratividade e perenidade no mercado. Dentre os quais se destaca o planejamento estratégico como mecanismo desenvolvido para tal fator. Segundo Kotler (1992, p.63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”.
Neste sentido para que possamos compreender o planejamento estratégico é necessária a compreensão da definição da estratégia que na visão de Mintzberg (2003, p.24-25)
“ a estratégia pode ser vista como uma força mediadora entre a organização e seu ambiente. Por esta razão, a formulação da estratégia envolve a interpretação do ambiente e o desenvolvimento de padrões consistentes em uma série de decisões organizacionais( estratégias) para lidar com essa estratégia”.
O conceito de estratégia inicialmente foi atribuído inicialmente aos meios militares, quando se tratava da elaboração de ações relacionadas à guerra e as ações militares desenvolvidas neste contexto. Posteriormente surgiram à relação desses conceitos, relacionado ao mundo corporativo às ações estratégicas implementadas nas guerras.
De acordo com Beal(2011, p.69)
[...] Na década de 90, Michael Poter, considerado uma das principais autoridades mundiais em estratégia competitiva, difundiu a idéia de que estratégia ou posicionamento estratégico consiste em realizar um conjunto de atividades distinto da dos competidores, que signifique maior valor para os clientes e /ou crie um valor incomparável a um custo mais baixo ( PORTER, 1996) apud( Beal 2011, p.69).
Diante da dinâmica do mercado em que a organização está inserida, torna-se imprescindível a elaboração de estratégias para manter-se de forma confortável diante de um cenário de competitividade em que as organizações inclusive as públicas estão inseridas.
Ainda seguindo a linha de pensamento da autora, Beal afirma que:
“ Uma característica típica da estratégia é sua vinculação a um prazo de execução, durante o qual ela deve ser objeto de reavaliações. Os clientes mudam, o mercado muda, os canais de comunicação, venda e distribuição irão mudar, e essas mudanças serão uma constante. Além disso, as estratégias escolhidas, mesmo bem sucedidas, podem esgotar os resultados que delas podem ser extraídos, e por esses motivos as organizações precisam manter-se flexíveis e reavaliar , de tempos em tempos, se as estratégias adotadas permanecem apropriadas, ou se é necessário adaptá-las ou substituí-las”.( BEAL, 2011, p.70)
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Neste contexto, o planejamento para um melhor posicionamento das organizações no mercado é considerado algo vital para o seu desenvolvimento. Na visão de Beal (2011, p.70) “O planejamento é uma das mais importantes funções ou processos administrativos: planejar significa preparar-se para encarar o futuro, estabelecendo uma direção a ser seguida.”
No planejamento estratégico levam-se em conta variáveis do ambiente interno e do ambiente externo que podem afetar o ambiente organizacional, variáveis econômicas, políticas, ambientais, enfim, provocam mudanças no ambiente e devem ser monitoradas e analisadas constantemente para um bom desempenho organizacional.
O processo de planejamento no mundo corporativo tem aumentado a participação de vários atores do núcleo organizacional, o que o torna mais flexível desde o processo de elaboração até a sua execução, proporcionando assim, uma abertura para inovação, criatividade e valorização das pessoas em todo o processo
Na composição da elaboração do planejamento estratégico algumas diretrizes organizacionais são implementadas quais sejam: visão, missão, objetivos organizacionais, valores permanentes. E são realizadas a partir da análise das variáveis do ambiente externo por meio da conjuntura e cenários: mercado, concorrentes, parceiros, fornecedores, clientes, expectativa da sociedade, dentre outras.
Diante do exposto, percebe-se a importância do Planejamento Estratégico para o desenvolvimento organizacional onde são atribuídas ações baseadas em suas análises, o que resulta em organizações cada vez mais competitivas e proativas em relação as ações do mercado.
REFERÊNCIAS
BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2011.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1992.
MINTZBERG, Henry. Criando Organizações eficazes: estrutura em cinco configurações. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.
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