Josivan de Oliveira Ferreira
As abordagens genéricas em relação ao uso da informação e da tecnologia com objetivos estratégicos, segundo MCGEE & PRUSAK (1994, p. 70-74), são três: 1) Informação como vantagem competitiva; 2) Produtos/Serviços da Informação e 3) Comercialização de Informação.
A informação como vantagem competitiva é a razão fundamental para o uso da estratégia com objetivo de atingir a liderança no mercado, sendo utilizada em todos os segmentos de um negócio. Cientes de que uma eficiente coleta, armazenamento e disseminação de dados são importantes para concretizar qualquer programa técnico ou de gestão, muitas empresas investem grandemente em tecnologia da informação. O retorno positivo destes investimentos e o sucesso obtido com eles servem de incentivo para a realização de outros, formando, no decorrer do tempo, um acúmulo de conhecimento e de técnicas que se tornam insuperáveis pela concorrência.
O reconhecimento explícito da informação como uma parte vital nos componentes de um produto, representa a estratégia de produtos/serviços de informação, sendo muito utilizada pelas organizações de sucesso quando desejam identificar as formas de satisfazer as necessidades do cliente. Portanto, nesse caso, as empresas procuram associar, dissociar e reassociar as informações coletadas aos produtos vendidos por elas.
Para finalizar, a estratégia de comercialização da informação reconhece o valor dela por si própria e dá um passo além quando desenvolve um empreendimento comercial completo em torno dessa capacidade de infomação. Atualmente, é normal encontrarmos empresas que agem em torno dessa lógica e procuram criar uma organização subsidiária independente para colocar seu sistema de informação à disposição de outras. Com a estratégia de comercialização da informação, as empresas podem ampliar a noção de valor de informação para além das suas próprias fronteiras (MCGEE & PRUSAK, 1994, p. 74).
O reconhecimento do valor da informação é algo presente em qualquer empreendimento quer seja industrial, comercial ou prestador de serviço. Como um dos fatores que determinam a sobrevivência no decorrer do tempo, a informação estratégica empresarial poderá ser usada para competir, inovar o produto ou criar um novo empreendimento baseado em suas próprias informações.
FONTE:
MCGREE, J. V.; PRUSAK, L. Gerenciamento Estratégico da Informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. 17ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier. 1994
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