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terça-feira, 4 de outubro de 2011

Modelos de Gestão

MODELOS DE GESTÃO

Um modelo é a descrição do funcionamento de um sistema, ele representa ou descreve os elementos importantes de um processo ou situação e as interações existentes entre eles, e, dentro desse contexto, pode-se observar alguns exemplos de Modelo, como: a “maquete” para o Arquiteto que consegue observar e ter melhor percepção das mudanças necessárias do ambiente que está sendo desenvolvido para o projeto; o “modelo de organização” para o Gestor, onde consegue compreender as estruturas e relações complexas ajudando-o assim a verificar as mudanças que a implementação de novos estudos e a tomada de decisões geraram para a organização; e por final o “balanço patrimonial para o Contador, onde se consegue demonstrar a situação patrimonial-financeira da empresa em determinado momento ou até mesmo a análise de diferentes balanços para visualizar o crescimento ou queda da empresa.

Com o modelo de gestão surgem também vantagens e desvantagens que podem afetar o funcionamento do sistema, vantagens essas que: através de gráficos, podem visualizar melhor a realidade aprendida em determinado momento dentro da empresa, ocorre uma simplificação da visualização da amplitude das variáveis; consegue-se perceber várias relações possíveis entre os elementos da realidade; e, permite compreender relações complexas que serve como base para estabelecer e aprimorar parâmetros. Já, como desvantagens, pode-se destacar as limitações na identificação de todas as variáveis relevantes; problemas na definição precisa das propriedades a serem mensuradas e na especificação de procedimentos para tal; e, principalmente, na dificuldade de entendimento entre os provedores e os usuários da informação.

Um modelo é, portanto, “uma importante ferramenta para conceber e representar algo, simular ou idealizar essa realidade por meio de objetos, fluxos, idéias ou palavras” (Beuren, 2000) e, dentro desse contexto, é possível verificar alguns tipos de modelos que contribuem para o processo decisório de uma empresa como os relacionado abaixo:
o Modelo de Decisão – que deve ser específico para cada natureza de evento e corresponder ao processo de decisão de cada gestor, pressupondo a existência de alternativas viáveis e disponíveis. Dentro desse modelo existem três tipos: o modelo de decisão de Simulação – onde testa-se alternativas com a criação de cenários futuros; o modelo de decisão de Otimização – onde é utilizado o uso de cálculos matemáticos para se chegar a uma única alternativa, tendo como orientação a função objetiva do Gestor; e o modelo de decisão de Heurística – que é realizado através de rotinas, geralmente computadorizadas, onde permite encontrar uma solução satisfatória.
o Modelo de Mensuração, onde é preciso ter em mente e definir bem, qual o tipo de decisão a ser tomada; o sistema relacional empírico ou modelo de decisão; as características de interesse da medição; a unidade de mensuração (monetária); a base conceitual aplicável (conceitos econômicos); o sistema relacional numérico; a analise do sistema de mensuração (análise da informação adequada para a tomada de decisão).
o Modelo de Informação define a informação como um recurso imprescindível para o processo de decisões de um sistema de informação onde suas principais características são: relevância, relação custo-benefício e a flexibilidade de adaptação ao usuário e ao contexto da decisão a ser tomada. O valor da informação está diretamente associado à redução de incerteza derivada de sua utilização e é daí que a Interação entre os modelos contribui e influencia diretamente para a tomada de decisão.
o Modelo de gestão - onde obtêm-se a representação teórica do processo de administrar uma organização – é um subsistema do sistema institucional que é influenciado pela missão, crenças e valores dos proprietários da organização que possuem sua cultura organizacional influenciada pelo conjunto dessas crenças e valores estabelecidas pelos indivíduos, passando assim a se tornar parte da personalidade organizacional e definindo os princípios que irão determinar o posicionamento da empresa diante de seu ambiente externo e interno.

BEUREN, Ilse Maria. Gerenciamento da informação: um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 2000.
LEITÃO, Dorodame Moura. A informação como insumo estratégico. Ci. Inf., Brasília, v.22, n.2, p. 118-123, maio/ago., 1993.

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