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sábado, 15 de outubro de 2011

INDICADORES DE EFETIVIDADE

Para abordarmos o tema: indicadores de efetividade - é importante que antes conheçamos algumas idéias-chave presentes nos indicadores em geral, segundo Kayano e Caldas (2002, p.5):
•Indicadores são um instrumento, ou seja, o indicador não é um fim em si, mas um meio;
•Indicadores são uma medida, uma forma de mensuração, um parâmetro, quer dizer, o indicador é um instrumento que sintetiza um conjunto de informações em um ‘número’ e, portanto, permite medir determinados fenômenos entre si, ou ao longo de determinado tempo;
•Indicadores podem ser utilizados para verificação, observação, demonstração, avaliação, ou seja, o indicador permite observar e mensurar determinados aspectos da realidade social: eles medem, observam e analisam a realidade de acordo com um determinado ponto de vista.
Para eles os indicadores ainda servem para “avaliar o desempenho das políticas e programas, medindo o grau em que seus objetivos foram alcançados (eficácia), o nível de utilização de recursos (eficiência) ou as mudanças operadas no estado social da população alvo (impacto).”
Como vimos no texto: Indicadores de desempenho postado anteriormente neste blog por Ferreira e Costa (2011), alguns autores consideram que os indicadores que avaliam o impacto são os indicadores de efetividade. Pude constatar que há divergência por parte de alguns autores quanto a isto. Como no texto em que Terribli Filho cita que o professor e sociólogo Domingos Armani define muito bem quatro tipo de indicadores, entre eles os de impacto - como os que medem o objetivo geral do projeto com resultados em longo prazo e sua contribuição para a organização e os indicadores de efetividade - como sendo os que medem os resultados dos objetivos propostos em um determinado período de tempo.
Para Kayano e Caldas (2002) nos indicadores de efetividade seria necessário ainda qualificar a natureza do impacto: objetivo (mudanças quantitativas), subjetivo (estado de espírito) ou substantivo (qualitativo). Eles citam ainda como sendo os aspectos principais dos indicadores de efetividade a relação causal, a intervenção controlada e o grupo de controle.
Já Reis coloca que os indicadores de efetividade servem para aferir os seguintes itens: se foram feitas certas as coisas úteis, medir o grau de utilidade dos resultados alcançados e apresentar resultados globais positivos a longo prazo. Ele apresenta ainda como fórmula para o indicador de efetividade os resultados úteis para o cliente pelos resultados alcançados em percentual.
KAYANO, J., CALDAS, E. de L. Indicadores para o diálogo. São Paulo, 2002. Série Indicadores, n. 8. Disponível em:< http://www.ufpa.br/epdir/images/docs/paper47.pdf>. Acesso em: 15/10/11.

FERREIRA, J. de O., COSTA, V. L. C. da. Indicadores de desempenho. Disponível em:http://gerenciamento-estrategico-informacao.blogspot.com/. Acesso em: 15/10/11.
REIS, C. Indicadores de desempenho organizacional. . Disponível em:< http://www.slideshare.net/mhaefeli/indicadores-de-desempenho-organizacional>. Acesso em: 15/10/11.
TERRIBLI FILHO, A. A escolha dos indicadores de desempenho dos projetos. Disponível em: . Acesso em: 15/10/11.

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