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terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O INTER-RELACIONAMENTO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E A CLASSIFICAÇÃO DE ABERTOS E FECHADOS


Victor Luiz Campos da Costa (Contribuição)
A integração entre sistemas associa-se diretamente à administração de redes e banco de dados, na definição de quais sistemas deverão combinar-se entre si e quais componentes adicionais serão necessários na otimização da utilização dos dados e das informações da organização. (STAIR, 1995). Assim, as áreas organizacionais devem ser vistas com enfoque sistêmico, para efeito de formulação de relatórios e demais documentos relativos aos sistemas de informações gerenciais e os subsistemas de informação devem atender às necessidades de todas as unidades da organização e inter-relacionando essas unidades através do fluxo de informações. Através da integração, entre os sistemas, há a possibilidade de troca entre dados de diferentes áreas entre sistemas. (K. LAUDON; J. LAUDON, 1999).
Stair (1995) desenvolve a importância da colaboração de todas as áreas da organização para o desenvolvimento de uma abordagem integrada e coordenada na implementação de hardware, software, bancos de dados e telecomunicações, como bases de seus sistemas de informação. Segundo o autor a integração entre sistemas permite:
• interconexão entre os computadores;
• melhor fluxo na transmissão e compartilhamento dos dados e informações;
• facilidade de acesso aos dados;
• melhor monitoramento e controle dos programas e arquivos de dados.
A teoria sistêmica foi lançada pelos estudos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy. Ele propõe que o estudo das ciências seja feito de uma forma global, sem a divisão em diferentes especialidades. “É necessário estudar não somente partes e processos isoladamente, mas também resolver os decisivos problemas encontrados na organização e na ordem que os unifica, resultante da interação dinâmica das partes” (von Bertalanffy, 1975 p.53).Etimologicamente a palavra sistema origina-se do grego sun, que quer dizer “com”, e istemi, que significa “colocar junto”. Conceitualmente, entende-se por sistema, segundo Stair (1998, p. 6), “um conjunto de elementos ou componentes que interagem para se atingir objetivos”.
O’Brien desenvolve o conceito de sistemas ao incluir a dimensão da transformação, encarando sistemas como “um conjunto de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação” (2002, p. 17). Segundo O’Brien (2002, p. 19) “um sistema não existe em um vácuo; na verdade, ele existe e funciona em um ambiente que contém outros sistemas. Se um sistema for um dos componentes de um sistema maior, ele é um subsistema, e o sistema maior é seu ambiente”.
Analisando sua relação com o ambiente, um sistema pode ser classificado como fechado ou aberto. Padoveze (1997, p.36), afirma que “... os sistemas fechados não interagem com o ambiente externo, enquanto que os sistemas abertos caracterizam-se pela interação com o ambiente externo, suas entidades e variáveis”. O sistema fechado independe do meio externo para o desenvolvimento das suas funções Um sistema fechado, segundo Daft (1999), não depende do seu ambiente, pois não realiza trocas com ele, sendo considerado autônomo. Para Bertalanffy (1975, p. 63), sistemas fechados são aqueles que “são considerados estarem isolados de seu ambiente”.Cornachione (1998, p.25), afirma que “... os sistemas fechados são entendidos como os que não mantém relação de interdependência com o ambiente externo”. Padoveze (2000), cita como exemplo de sistema fechado o relógio, onde o seu mecanismo trabalha em conjunto sem precisar do meio externo para o seu funcionamento. A interação ocorre entre as partes que compõem o sistema, não se tornam menos importantes, apenas não interagem com o meio externo. É uma situação difícil de ser encontrada, pois normalmente há interação entre os sistemas e seu ambiente.
A interação da empresa com a sociedade e o ambiente onde ela atua caracteriza essencialmente o chamado sistema aberto.Num sistema aberto as trocas com o ambiente são constantes e necessárias à sua sobrevivência. Elas acontecem em dois momentos: na entrada de recursos do ambiente para o sistema e depois no caminho inverso, quando os recursos processados pelo sistema são devolvidos ao ambiente. Neste contexto, Daft (1999, p. 8) define sistema como “conjunto de elementos interativos que recebe entradas do ambiente, transforma-as e emite saídas para o ambiente externo”.BIO (1985, p.19), propõe que “... os sistemas abertos envolvem a idéia que determinados inputs são traduzidos no sistema e, processados, geram certos outputs. Com efeito, a empresa vale-se de recursos materiais, humanos e tecnológicos, de cujo processamento resultam bens ou serviços a serem fornecidos ao mercado”.
REFERÊNCIAS
ROMANO, Junior Juarez; Gestão da informação no monitoramento de editais de fomento à pesquisa: um estudo na Universidade Católica de Brasília / Juarez Romano Junior –2006. Dissertação (mestrado) Orientação: Fernanda Lima– Universidade Católica de Brasília, 2006.
ZENARO, Rogério dos Santos.Gestão da informação e do conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade / Rogério dos Santos Zenaro - Dissertação (mestrado) Orientador: Orandi Mina Falsarella. Campinas: PUC-Campinas, 2007.98p.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Eletrônico Século XXI: o dicionário
da língua portuguesa. Versão 3.0 - São Paulo: Nova Fronteira, 2000.
Porto,Maria Alice Guedes ; Bandeira,Anselmo Alves ; O Impacto dos Sistemas de Informações Gerenciais nas Organizações. http://www.personnalitegestao.com.br/userfiles/file/pdf/ImpactodosSistemasdeInformacoes Gerenciais.pdf Acessado em:07 /12/2011.
Bazzotti,Cristiane; Garcia,Elias; A importância do sistema de informação gerencial para tomada de decisões- http://www.unioeste.br/campi/cascavel/ccsa/VISeminario/Artigos- Acessado em:07 /12/2011.

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