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terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Modelo de Gestão da Informação de Choo C. W


Victor Luiz Campos da Costa (Contribuição)

O foco da gestão da informação é tornar estratégica a informação recebida e estimulá-la a transformar-se em conhecimento (CHOO, 2002). A colocação do gerenciamento de informações como um ciclo de atividades de informação inter-relacionadas para ser planejado, projetado e coordenado indica uma perspectiva baseada em modelos de processos, que complementa as visões mais convencionais do gerenciamento de informações, como o gerenciamento de tecnologia da informação ou o gerenciamento de recurso de informações (CHOO, 2002). É interessante realizar uma análise do gerenciamento da informação organizacional e do seu processo como um todo para averiguar como a informação transforma a organização. Ter um modelo de processo de gestão da informação é altamente significativo para a realização de um retrato do monitoramento ambiental da organização.
Segundo Beuren (2000) modelo é, “uma importante ferramenta para conceber e representar algo, simular ou idealizar essa realidade por meio de objetos, fluxos, idéias ou palavras”. A criação da informação, coleta, armazenamento, análise e uso geram esta estrutura de crescimento ao desenvolvimento de uma organização (TARAPANOFF, 2001, p. 44). Até agora não existe uma teoria única sobre o processo de gestão da informação no ambiente organizacional, apesar de haver consenso que os empregados da organização são processadores da informação e que os sistemas e a estrutura organizacional são contribuidores neste processo. O primeiro modelo apresentado por Choo (1998) apud Ferreira (2006, p.32) mostra que o ciclo da GI é constituído de uma série de sete etapas integradas demonstradas na figura 1.

A visão do ciclo de gerenciamento das informações tem obitido força atualmente (DAVEPORT apud CHOO, 2002). A adoção de um modelo de processo da gestão da informação torna-se relevante para amenizar as várias interpretações existente nas informações recebidas e incrementar o seu potencial para uso no ambiente organizacional. O objetivo do modelo apresentado na figura 1 é analisar as informações e seus relacionamentos. A seguir, será feito um detalhamento de cada uma das sete atividades do ciclo de gestão da informação:
A primeira das sete etapas fala sobre a identificação das necessidades informacionais que surgem a partir de necessidades específicas da organização; dessa forma, a análise dos problemas encontrados em diferentes situações pode subsidiar a identificação de necessidades de informação. A segunda etapa analisa a aquisição de informação em que, o acumulo informacional realizado pela empresa sofre a aplicação de regras definidas por ela. Essas regras devem refletir a variação das necessidades encontradas na primeira etapa. Na organização e armazenagem, terceira etapa, o objetivo é servir como facilitador para o acesso às informações; utiliza-se, para este fim, critérios e estruturas de armazenamento, desenvolvidos conforme a necessidade da empresa para preservar as informações. A quarta etapa diz respeito ao desenvolvimento de produtos e serviços, que são estabelecidos de forma a agregar valor à informação, em que são definidos os formatos podendo, desta forma, auxiliar no desenvolvimento das atividades. Na distribuição da informação, apresentada como quinta etapa, cria-se condição necessária para distribuição eficiente da informação, de forma a resgatar as necessidades e hábitos dos usuários colocando a sua disposição informações precisas e no tempo certo. A sexta etapa apresenta a utilização da informação e sua relação com a participação do usuário no desenvolvimento de cada atividade, a capacidade de assimilação e aplicação das informações em ações efetivas; e, por fim, a sétima etapa, retrata o comportamento adaptativo em que a informação é avaliada por sua relevância e capacidade de apoio às ações, dessa forma, pode-se adaptá-la às novas necessidades dos usuários (CHOO 1998 apud FERREIRA, 2006).
REFERÊNCIAS
ZENARO, Rogério dos Santos.Gestão da informação e do conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade / Rogério dos Santos Zenaro - Dissertação (mestrado) Orientador: Orandi Mina Falsarella. Campinas: PUC-Campinas, 2007.98p.
LEITÃO, Dorodame Moura. A informação como insumo estratégico. Ci. Inf., Brasília, v.22, n.2, p. 118-123, maio/ago1993.
ROMANO, Junior Juarez; Gestão da informação no monitoramento de editais de fomento à pesquisa: um estudo na Universidade Católica de Brasília / Juarez Romano Junior –2006. Dissertação (mestrado) Orientação: Fernanda Lima– Universidade Católica de Brasília, 2006.

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