Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ciclo Informacional


Victor Luiz Campos da Costa (Contribuição)
Sobre informação, Boisot (1998) apud Robredo (2003), coloca que esta é definida como dados que foram organizados de forma significativa. A informação deve estar relacionada com um contexto para possuir significado. Para Barreto (1999, p.2) o conceito de informação é abordado como sendo: “Conjuntos significantes com a competência e a intenção de gerar conhecimento no indivíduo, em seu grupo, ou na sociedade”. Ainda sobre definição de informação, Le Coadic (2004 p.4) coloca como sendo “um conhecimento inscrito (gravado) sob forma escrita (impressa ou digital), oral ou audiovisual em um suporte”. Nesse sentido, Robredo (2003, p. 9) coloca que a informação tem como característica poder ser registrada ou codificada, duplicada ou reproduzida, transmitida por diversos meios, conservada e armazenada, medida e quantificada, relacionada a outras informações ou ainda recuperada, quando necessário. A informação ganha, assim, representatividade e conotação sistêmica dentro de uma organização, podendo, portanto, ser usada em ações gerenciais. Nesse sentido, o valor da informação está diretamente ligado à sua capacidade de auxiliar as operações da empresa. Para Oliveira (2002, p 36-37), a informação é recurso vital da empresa e integra os processos, quando devidamente estruturada. A informação pode ser aplicada na criação de processos e distribuída pela estrutura organizacional, sendo aplicável a toda a organização, dependendo do que se procura. O ciclo informacional é entendido como as atividades de geração, seleção, representação, armazenamento, recuperação, distribuição e uso da informação (PONJUÁN DANTE, 1998, p. 47). Essas atividades são completadas por trabalhos que envolvem a análise da qualidade da informação, necessidades informacionais dos usuários, estudo sobre os usuários, marketing da informação, informação estratégica, entre outras. O ciclo informacional pode ser representado conforme à figura abaixo:

Ciclo de vida da informação
Fonte: Ponjn Dante (1998, p. 47)
BIBLIOGRAFIA
Zenaro, Rogério dos Santos. Gestão da informação e do conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade / Dissertação (mestrado) Orientador: Orandi Mina Falsarella .Campinas: PUC-Campinas, 2007.
Junqueira de Araújo, Wagner. Angelica do Amaral, Sueli/ Segurança do Conhecimento nas Práticas da Gestão da Segurança da Informação e da Gestão do Conhecimento. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Rio de Janeiro, 25 a 28 de outubro de 2010
Sirihal Duarte, A. B. Ciclo informacional: a informação e o processo de comunicação. Revista Em Questão. Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 57-72, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário